segunda-feira, 21 de abril de 2008

Sabores


ð Amargo
ð
Ácido / Azedo
ð
Salgado
ð Doce

ð Umami ??? (Alguns autores defendem que este é o sabor que identifica o gosto próprio da carne, ovos, queijos, que são alimentos ricos em proteínas)

O que é uma substância insípida?
R: É aquela que não provoca quaisquer reacções sensitivas ao nível do paladar, como é o caso da água.

É importante deixar bem claro que o sabor não está apenas ligado ao paladar, mas também ao olfacto. O odor do alimento que se tem na boca despoleta inúmeras reacções que são descodificadas no cérebro. Por isso é que quando estamos constipados temos dificuldade em sentir o sabor das coisas.

Sabor Amargo
Este foi muitas vezes atribuído aos venenos, em tempos passados, mas com os anos aprendemos a apreciá-lo, como na cerveja.
O principal causador da sensação amarga é uma molécula orgânica chamada humulona.
É o lúpulo que quando junto com o malte amarga a cerveja que, antes de ter estes dois ingredientes acrescidos tem um sabor adocicado.


Sabor Azedo
Todos nós apreciamos uma boa salada, temperada com sal, azeite e vinagre, apesar de não sabermos muito bem o que é e de onde vem ao certo aquele sabor do vinagre.
Vinagre= vinho + acre (azedo)
O vinagre possui ácido acético; é esta substância que o torna caracteristicamente azedo.
E é o álcool do vinho (o etanol), que ao reagir com oxigénio, se transforme em vinagre, e então surgiu essa expressão de "vinho azedo".

Sabor Ácido
O nosso paladar percebe o sabor ácido em frutas como o limão e a laranja; mas são imperceptíveis as pequenas porções presentes na maçã e no espinafre.
Nas verduras, aparece sob a forma de ácido oxálico. Já o sabor ácido da maçã está atribuído a uma molécula parecida à do ácido oxálico, com uma ligeira diferença; estamos a falar do ácido málico. E, finalmente, o ácido cítrico, que está presente em frutas como o limão e a laranja. A molécula do ácido cítrico liberta, tanto a acidez, como também uma parte doce, que podemos perceber na limonada.

Sabor Doce
Aquelas pessoas que estão constantemente em dieta, conhecem o aspartame, o principal constituinte do chamado adoçante, que engana o nosso paladar. O aspartame, na verdade, é uma proteína. Por ser entre 100 e 500 vezes mais doce que o açúcar, não engorda, pois a quantidade utilizada é muito menor.
A diferença entre a Cola normal e a Cola Diet é o açúcar. Enquanto a Cola normal é adocicada com açúcar, a Cola Diet tem aspartame.
Se fizermos a prova do balde de água, que consiste em colocar cada uma dessas latas num balde com água verificamos que:
a lata de Cola normal afunda, enquanto a de Cola Diet bóia na água. Isso prova que a densidade de cada Cola varia com o tipo de açúcar utilizado. Se é aspartame, fica mais leve, pois são adicionadas algumas gotas, e se é adicionado açúcar, fica mais denso, pois para atingir o mesmo "grau de doçura" que o aspartame, é necessário uma quantidade muito maior.

1 comentário:

Nutrição Descascada disse...

gostamos bastante desse novo sentido do paladar..nao seria unhami unhami xD
o tema é muito interessante contudo é algo um pouco subjectivo.continuem com os bons posts ;D*