segunda-feira, 17 de março de 2008

Alimentos Liofilizados


Grosseiramente pode-se afirmar que nos tempos em que não há guerra há conquistas espaciais, e como tal os americanos, mais propriamente a NASA, voltou-se para a pesquisa de novas formas para alimentar os seus astronautas acabando por conquistar a liderança nesse campo.

Nas viagens à lua, os astronautas recebem alimentos liofilizados, uns dos mais seguros em termos microbiológicos, sensoriais e nutricionais e os mais adequados para o armazenamento sem condições especiais. A liofilização é um processo usado para conservação na indústria farmacêutica e alimentícia.

Não confundam alimentos liofilizados com desidratados!! Os liofilizados são mais leves, menos volumosos, conservam todas as propriedades dos alimentos, incluindo vitaminas e proteínas. Com a ausência de água nos alimentos, a comida tem o seu prazo de validade muito alargado desde que não exposta ao meio externo. A única desvantagem é o preço, que é extremamente elevado, como consequência da escassez deste tipo de produtos e do custo do processo de liofilização.
Mas não se deixem enganar, não é assim tão dificel de encntrar comida liofilizada. Nos supermercados vemos pacotes de sopa que contêm vegetais ou carne liofilizados. Repara como os pequenos flocos de comida, que ocupam tão pouco espaço no pacote de sopa, após cozidos, se expandem e têm um gosto agradável. Café em pó instantâneo é outro exemplo clássico.
A teoria é bem simples, mas o PROCESSO em si é um tanto ou quanto complicado e caro. Dentro de uma câmara especial, a comida pré-cozida, é arrefecida a dezenas de graus do seu ponto de congelamento e ao mesmo tempo é submetida a vácuo. Um condensador ligado a uma câmara principal retém a humidade extraída da comida. Este processo é conhecido como sublimação, onde a água em estado sólido, passa ao estado gasoso, sem passar pelo estado líquido antes. Ainda dentro da câmara, a comida com uma percentagem baixíssima de água, é colocada dentro de pacotes esterilizados e é fechada a vácuo. O processo todo normalmente demora 48 horas e consome grandes quantidades de energia. Após empacotada, a comida liofilizada ocupa até 1/3 do volume original e até 80% do peso inicial. A rehidratação consome pouco tempo devido à grande porosidade e capilaridade da comida. Normalmente, água a 80ºC já é suficiente para rehidratar a comida em 5 minutos.

2 comentários:

Nutrição Descascada disse...

interessante este tema dos alimentos liofilizados. Apesar de serem caros parece um processo muito importante para a conservação dos alimentos, especialmente para os astronautas, como voces deram o exemplo e muito engraçado, que de facto necessitam de alimentos que conservem as suas caracteristicas mais importantes durante um longo periodo de tempo.

Gostei do blogue, tem temas muito interessantes, continuem o bom trabalho ;D

Unknown disse...

Os alimentos liofilizados, já foram caros e "feios", pois eram vendidos em pó! Hoje em dia, existe no Brasil a empresa Liofoods, que faz a refeição liofilizada e arroz, feijão, batata e carne, todos tem seus aspectos, aroma, cor e nutrientes mantidos!! é o máximo ter uma comida brasileira no armário e pra comer basta acrescentar água! Vale a pena experimentar! www.liofoods.com.br