terça-feira, 11 de março de 2008

A força das cores!




Propaganda apela às cores
O apelo publicitário usado pelas empresas do ramo tem armas bem conhecidas: cores atractivas, vermelho e amarelo principalmente – capazes de despertar o centro do apetite no hipotalamo- e vejam a surpresa… por acaso estas cores até são as do MacDonald’s. Também as imagens desempenham o seu papel importante no que toca a fazer crescer água na boca.
O bombardeio consumista pode acontecer em qualquer lugar: nos outdoors, nos autocarros, na TV, no cinema, em faixas estendidas sobre prédios... Especialistas explicam que a função da propaganda no campo alimentar é criar no inconsciente do consumidor a “necessidade” de comprar aquele alimento. Ao adquiri-lo, ele leva a ilusão de um “status”, “da liberdade de escolha” ou da “modernidade”.


Neste jogo de marketing, a educação alimentar tem pouco espaço... Cabe ao consumidor aprender a distinguir por si mesmo quais os alimentos supérfluos daqueles que são realmente importantes para a sua saúde e bem-estar.

--> Crianças, as maiores vítimas
Quase metade dos anúncios veiculados na TV – à frente da qual as crianças costumam passar boa parte do seu tempo – é de alimentos, e muitos estão direccionados ao público infantil. Geralmente, esses alimentos são pobres em fibras e ricos em açúcar, gordura e sódio. Além disso, a TV desencoraja a actividade física e estimula, cada vez mais, o uso passivo do tempo de lazer (sedentarismo).

1 comentário:

Alexandra Pereira & Ana Rita Lemos & Marta Rola disse...

Este artigo acho que espelha bem a dicotomia da televisão actualmente! Tanto tem o dom de ensinar e informar, como também tem o dom de aliciar e manipular!

Neste mundo de imagens e momentos, o que mais me impressiona é que a Tv actualmente adquiriu a função não só informadora, mas também formadora de opiniões, nesta medida acho anti-ético e mesmo irresponsável passar publicidade a alimentos menos adequados a uma alimentação saudável e equilibrada no intervalo da programação infantil!!

E aqui fica a sugestão por que nao nesse smemsos intervalos passar publicidade acerca dos beneficios de uma alimentação equilibrada e sem excessos?