segunda-feira, 31 de março de 2008

A alternativa vegetariana


Existem inumeros motivos para começar uma dieta vegetariana, sejam eles de natureza ética, de saúde ou de crença religiosa, mas a decisão de nos alimentarmos desta forma pode resultar do mero prazer estético ou gastronómico. A variedade de ingredientes e a abundância de possibilidades que a cozinha vegetariana oferece à criação culinária é uma realidade que os apreciadores de carne frequentemente ignoram ou não querem reconhecer. Nos países desenvolvidos, a carne - menos frequentemente o frango e o peixe - constituiu sempre a opção mais fácil sendo, sem dúvida, o elemento central na maior parte das refeições. Esta tradição conduziu a uma dieta alimentar muitas vezes pouco variada e por isso deficiente no equilíbrio benéfico dos nutrientes, bem como a consequências nefastas para a saúde motivadas pela excessiva ingestão de gorduras saturadas. Uma dieta centrada na carne resulta de bem-estar material, mas não é necessariamente saudável.
O termo "vegetariano" é usado com bastante imprecisão. Algumas pessoas autodenominam-se vegetarianas ( ou semi-vegetarianas ) por não comerem carne vermelha, embora ainda comam algum peixe ou frango, enquano outros excluem toda a carne e o peixe. Os vegetarianos puros (vegans), por seu lado, excluem todos os produtos animais, como leite, queijo e ovos. A maioria dos vegetarianos, no entanto, são consumidores de ovos e productos lácteos (ovo-lacto-vegetarianos).
É perfeitamente possível e nada difícil levar uma vida sã seguindo uma dieta vegetariana. A chave do êxito reside na variedade: consumir um número tão variado quanto possível de alimentos para que o organismo receba todos os nutrientes básicos necessários. É um erro habitual pensar em "substituir" os nutrientes fornecidos pela carne ou peixe. Incluindo na dieta alimentar cereais, leguminosas, frutas, ovos e productos lácteos e não haverá problemas.

2 comentários:

Filipa Araújo e Paula Rocha disse...

oi!!!
Tenham em atenção as cores que usam!!! este post foi uma verdadeira aventura conseguir lê-lo!!! e até encontrar o link para comentar foi outra!!!!
tirando isto o blog esta bastante interessante!!!
continuem...

Ângela Carvalho e Hélia Barros disse...

Concordo com este post...fiquei surpreendida positivamente com a variedade de produtos e receitas vegetarianas que existem. E são bastante saborosas e nutritivas! Acho que o segredo está no tempero e na combinação de ingredientes!
Penso também que o mais importante é a variedade e o equilíbrio da nossa alimentação! Parabéns!