segunda-feira, 24 de março de 2008

Tomar o pequeno almoço todos os dias?? absoluta e inequivocamente......SIM




PEQUENO-ALMOÇO....MAS PORQUÊ AFINAL?



Um pequeno-almoço completo deve fornecer energia e nutrientes para as primeiras horas do novo dia. Evita também a fraqueza e quebra de rendimento físico e intelectual no final da manhã, assim como reduz o apetite para o almoço, contribuindo para uma distribuição alimentar e calórica mais saudável e equilibrada ao longo do dia.
Todos beneficiam em tomar o pequeno-almoço pouco tempo após acordar, no entanto as crianças e adolescentes, por se encontrarem numa fase de grande crescimento e desenvolvimento, não devem ser privadas desta importante refeição.

Não tomar o pequeno almoço, pode ter várias consequências, que se manifestam de diferentes formas, no entanto os idosos devido à sua maior fragilidade e os diabéticos, devido à natureza da doença, devem ter sempre o cuidado de tomar um bom e equilibrado pequeno almoço, sob pena de poderem ter alguns problemas, como por exemplo:


a) hipoglicémias (descida perigosa da glicose no sangue, sendo esta o nosso "combustível" preferencial). Suores frios, falta de forças, desfalecimento/desmaio e coma hipoglicémico, podem ser as suas consequências.
b) Mal-estar e má disposição geral.
c) Impaciência e agressividade.
d) Cefaleias (dores de cabeça).
e) Quebra no rendimento físico e intelectual.
f) Diminuição da capacidade de resposta e de reflexos.
g) Maior propensão para acidentes de trabalho, de viação ou domésticos, devido à combinação de duas ou mais das manifestações referidas anteriormente.


Nos indivíduos que não têm apetite ou dizem não conseguir comer logo após acordar, não se deve forçar, sendo mais aconselhável estimular gradualmente o apetite em dias ou semanas consecutivos. Nestes casos deve-se começar, por consumir alimentos leves, ao gosto de cada um e em pequenas quantidades, aumentando-se gradualmente os alimentos e as suas quantidades.






excerto retirado de um artigo publicado pelo Dr. Nuno Nunes, Nutricionista do Hospital de São Bernardo

3 comentários:

Favas Contadas disse...

SIM, absolutamente SIM!

O pequeno almoço é uma refeição muito importante, os nutricionistas até já lhe chamam o “primeiro almoço”, porque nos prepara para o novo dia. Entre a última refeição da véspera e o acordar passam-se muitas horas sem comer e o nosso organismo necessita de nutrientes e energia que só obtém com uma boa refeição.

Comer deve ser um prazer, mas não devemos esquecer que comer um bom pequeno-almoço, variar e consumir frutas e vegetais são o segredo de uma alimentação saudável.

Manuela Marinho disse...

De facto o pequeno almoço é uma refeição importante e um habito a enraizar. Para uma sugestão de pequeno almoço saudavel visitem o nosso blog.
Paprika

Andreia Susete disse...

Ninguém duvida que cabe á primeira refeição do dia oferecer a energia necessária para uma manhã de actividade, apôs o jejum provocado por uma noite de sono e ainda que a eliminação do pequeno-almoço, de forma regular ou não, pode provocar a falta de açúcar no sangue – hipoglicemia- da qual podem resultar diversos sintomas: cansaço, visão turva, confusão mental, alterações de humor, enjoos. Quem persiste em “esquecer” o pequeno-almoço, para ficar mais dez minutos na cama ou para não perder o autocarro, submete o organismo a um período de 16 horas de jejum, esgota as reservas de glicogénio, acelera a destruição das proteínas dos músculos, da pele, da matriz óssea e de outros órgãos.