segunda-feira, 10 de março de 2008

Diet ou Light??




Qual é a diferença? Os produtos diet têm menos calorias que os light? Para emagrecer deve-se preferir um alimento diet ou light? E os diabéticos, devem optar pelos diet ou pelos light?
Tais indagações são muito comuns, porém poucos sabem qual é a real diferença entre os alimentos diet e os light. Na verdade um produto diet não tem necessariamente menos calorias que um light.



O que são produtos diet?



Muitas pessoas acreditam que um produto diet é aquele que não contém calorias, mas isso não é verdade. Para os mais conhecidos no assunto, produtos diet são aqueles nos quais há a eliminação de um ou mais ingredientes da fórmula original. Desta forma, um alimento diet é aquele no qual não há ou açúcares, ou gorduras, ou sódio, ou proteínas, ou algum outro ingrediente. Por isso, um alimento diet não significa necessariamente que tenha menos calorias. Um caso clássico é o de alguns chocolates diet que, apesar de serem restritos de açúcar, têm praticamente a mesma quantidade de calorias de um chocolate normal uma vez que possuem mais gorduras. Os alimentos diet são indicados para pessoas que tenham restrição de consumo de algum ingrediente, como os diabéticos que não podem ingerir açúcar, e os hipertensos que não devem consumir muito sal.




O que são produtos light?

Têm menos calorias que os diet? A resposta é: depende. Enquanto nos alimentos diet há a eliminação de um ingrediente, nos light é feita uma redução mínima de 25%. Porém, isso não significa que um alimento light tenha mais calorias que o diet, já que depende de qual substância teve sua quantidade reduzida. O importante é que haja redução de um ingrediente calórico como carbohidratos, gorduras ou proteínas e não de substâncias como o sódio (“sal light”). Outra diferença importante é que os produtos light não são necessariamente indicados para pessoas com alguma doença, como por exemplo diabetes. No caso da Coca-coca light, é um facto que pode ser consumida por diabéticos já que há eliminação de açúcares.

1 comentário:

Isabel G. e Rita B. disse...

Este post está bastante interessante e esclarecedor!!
parabéns