segunda-feira, 24 de março de 2008

Mas afinal o que é o IMC?



Já por repetidas vezes no "baba de camelo" falámos do IMC (indice de massa corporal) sem explicarmos adeaqudamente do que se trata, de como se calcula, de quais as vantagens, de quais as limitações.....e como nós estamos mesmo aqui é para COMUNICAR, pretendemos com este post deixar mais claro o que é afinal o IMC....



O índice de massa corporal, ou IMC, é uma medida do peso de uma pessoa em relação com a sua altura. Obtém-se dividindo o peso em quilos pelo quadrado da altura em metros. Assim, alguém que tenha 1,70 metros de altura e 80 quilos tem um IMC de 27,68: o que corresponde ao peso em quilos (80) a dividir pelo quadrado da altura (1,70 x 1,70 = 2,89). Entre as quatro categorias do IMC, essa pessoa ficaria assim dentro da classe dos pré-obesos ou de quem tem excesso de peso.

Este índice não faz uma destrinça entre a massa gorda e a massa magra existente no corpo. "Mas é um bom indicador da massa gorda da população em geral", considera Pedro Teixeira, professor de Nutrição e especialista em obesidade da Faculdade de Motricidade Humana. "Não existe nenhuma forma de determinar um peso, um valor em quilogramas, como o mais ideal para uma dada pessoa. Há é um intervalo de peso", frisa Pedro Teixeira. "E há, entre os intervalos, uma variabilidade grande que as pessoas podem manobrar." Entre 18,5 e 25 de IMC é onde todos devemos estar, refere ainda.

Mas, mesmo acima disso, com um IMC entre os 25 e os 30, onde se situa um pré-obeso, há margem de manobra. "Embora uma pessoa com excesso de peso ainda tenha margem de manobra, está na fronteira, numa categoria que rapidamente pode chegar à obesidade." Pois mais facilmente um pré-obeso passa a obeso do que alguém com peso normal, dado que não tem tantos quilos para engordar até lá....

2 comentários:

Andreia Susete disse...

exactamente o IMC ou índice não faz uma destrinça entre a massa gorda e a massa magra existente no corpo mas é um bom indicador da massa gorda da população em geral :)

Ricardo Pinto / Maria João Silva 1P3 disse...

apesar de não ser um metodo "infalível" não deixa de ser uma boa forma de andar "controlado"! xD